O que é o Dízimo?
O Dízimo se define por três palavras-chaves que norteiam a relação do cristão com Deus e com a comunidade na qual ele vive sua experiência de convivência com Deus:
Gratuidade:
É a relação de agradecimento do fiél em relação a tudo que recebe de Deus. Deste modo, ele apresenta no altar do Senhor uma porcentagem que retira de seu orçamento mensal e consagra e com amor, colocando a serviço da comunidade.
Pertença:
Sentindo-se parte da comunidade, o fiél colabora com a evangelização através do dízimo. O nome deste fiél faz parte do banco de dados da Paróquia, o que determina que aquela pessoa é parte integrante da comunidade. Com isso, ele exerce na prática, as dimensões do dízimo e isso o torna missionário, colaborador nas despesas pastorais e de evangelização, além de praticante da caridade cristã.
Caridade:
O dízimo consagrado na Igreja, também se transforma em ajuda aos pobres e necessitados. Doando seu dízimo, o cristão experimenta também a sensação de ajudadar os irmãos pela caridade.
Como é utilizado?
Temos quatro dimensões nas quais é utilizado o dízimo na paróquia:
- Dimensão religiosa: Trata-se da relação do fiel com Deus e também da comunidade;
- Dimensão eclesial: com a consciência de ser membro da Igreja, o fiel participa diretamente dos custos com a realização do culto divino;
- Dimensão missionária: a colaboração do dízimo se une a de outros irmãos e favorece a partilha de recursos em projetos de evangelização comum, de cada diocese, assim como a comunhão de recursos com comunidades mais pobres;
- Dimensão caritativa: se manifesta no cuidado com os mais pobres e necessitados.
Como posso participar desta missão?